Lançado oficialmente sistema detector de tiros

17:45 - segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O sistema detector de tiros começou a operar oficialmente nesta segunda-feira, 27, em solenidade que reuniu autoridades policiais, municipais e do governo federal. O Ministro da Justiça Luiz Paulo Barreto desembarcou em Canoas especialmente para conhecer a inovadora tecnologia. "Há uma necessidade de resposta efetiva contra a violência e o governo federal entende que é no âmbito das parcerias, como a que fizemos em Canoas, que conseguiremos os resultados", ressaltou. O ministro afirmou que acompanhará os resultados do sistema, "mostrando-se satisfatórios será estendido a outros municípios gaúchos e outros estados brasileiros" disse. Os recursos para a implementação do sistema são oriundos do Ministério da Justiça através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania - PRONASCI- e está avaliado em R$2mi.

O prefeito Jairo Jorge enfatizou ainda que o sistema vai ajudar a salvar vidas. "O SAMU vai ser avisado com precisão, por tanto o atendimento a um baleado será bem mais ágil" destacou acrescentando que a detecção de tiros é uma arma poderosa que será usada para o bem. Na ocasião a polícia federal efetuou disparos para demonstração do funcionamento do sistema "Cada vez que um bandido efetuar um disparo estará chamando a polícia" lembrou o secretário de segurança Pública e Cidadania Alberto Kopittke.

Há 20 dias em testes, 17 sensores instalados no Território da Paz/Guajuviras já registraram cerca de 40 incidentes reais. Estão oferecendo como tempo de resposta cerca de 5 segundos. O 15º batalhão da Brigada Militar também contará com o sistema em sua sala de comando que deverá entrar em operação na próxima semana. No período de 60 dias serão instalados mais 16 sensores que cobrirão uma área de 3,3km.

Taís Dal Ri

Secretaria de Comunicação

Fonte: http://www.canoas.rs.gov.br/Site/Noticias/Noticia.asp?notId=10850


Copyright © 2010 ASI Brasil