Sistema de detecção de tiros é lançado em Canoas

27/09/2010 09:35 - Atualizado em 27/09/2010 09:44

Ministro da Justiça participa de solenidade

A cidade de Canoas lança nesta segunda-feira, com a presença do ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, o sistema de detecção de tiros no bairro Guajuviras, um dos mais violentos do Estado. Em iniciativa pioneira, já que esse tipo de tecnologia é usado em apenas 50 cidades no mundo, todas localizadas nos Estados Unidos, a implantação tem o objetivo, segundo autoridades, de colaborar com as ações que começam a ser adotadas no município para diminuir os índices de criminalidade. O sistema consiste em detectar pelo som locais onde ocorre qualquer disparo de arma de fogo.

Serão instalados no bairro, em pontos sigilosos, 36 sensores acústicos, cada um capaz de captar o som de um tiro numa área de 3,3 quilômetros quadrados. A detecção é rápida. Em até 15 segundos, o operador em uma central de monitoramento pode saber o local exato onde houve o disparo, com uma margem de erro de no máximo 8 metros, e acionar o atendimento policial em tempo recorde. O sistema, capaz também de distinguir diferentes calibres de armas e até se o som partiu de fogos de artifício ou do escapamento de um veículo, por exemplo, envia informações detalhadas sobre os incidentes. O operador será treinado também a fazer a devidas diferenças do som.

A tecnologia é trazida ao Brasil pela norte-americana ShotSpotter. O diretor de Relacionamento da empresa, Michael Ries, que esteve quinta-feira em Canoas para os testes antes da instalação do sistema, disse que são significativos os resultados obtidos nos EUA. Foram disparados em torno de 150 tiros em três pontos distintos do bairro.

Fonte: Marina Fauth / Rádio Guaíba

Fonte: http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=201789


Copyright © 2010 ASI Brasil